Andrea Ramos nasceu em Águeda em 1976. É casada e tem dois filhos. Movida pela paixão de levar cor e criatividade à vida de crianças e jovens, licenciou-se em Animação Sociocultural.
Faz voluntariado e criou o projeto Pintas de Felicidade. Escreve desde a adolescência e desenvolveu a sua marca pessoal, O Bando da Escrita.
Ama arte e pessoas. Autoestima, respeito pelo próximo, amizade, prevenção do isolamento são alguns dos temas abordados em programas dinâmicos e envolventes, nas escolas onde marca presença, que levam à reflexão, tendo sensibilizado milhares de alunos.
Participou em revistas, currículos, no livro Ser Mulher, na coletânea A vida é mais tempo alegre do que triste, escreve crónicas para o Jornal Público (Megafone), partilha poemas e textos no seu blog (www.andrearamos.pt) e tem 4 títulos infantojuvenis publicados (Muda) O Meu Nome (identidade, adolescência), Zezé, o miúdo guloso (vida saudável, escolhas), O meu mundo de papel (sonhos de vida, empreendedorismo) e o mais recente sobre abuso sexual infantil, A Menina das Escadas.